É uma pele endurecida ao redor da unha (excesso de queratina na prega ungueal) causando pressão e dor. Algumas vezes é confundida com unha encravada (onicocriptose).
Causa:
É uma resposta do sistema de defesa a um atrito intenso, que comprime um ponto na lateral do dedo ( prega ungueal) contra a unha (lamina). Surge com frequência no dedão (hálux), mas acomete também os outros dedos, devido à pressão excessiva nos pés.
Tratamento:
Tratar a onicofose varia de acordo com a intensidade de cada caso.
diagnosticar a causa ( geralmente, causado por calçado inadequado) orientando o cliente a escolher calçados que não pressione os dedos.
Em seguida, remover os calos ao redor do dedo, procurando não lesionar o tecido íntegro.
Após a remoção ocupar o espaço com anteparo (para inibir o crescimento da calosidade da prega ungueal) e, se necessário, fazer a correção da curvatura acentuada da lâmina ungueal com órtese.
Órtese (aparelho que auxiliar no alivio da pressão excessiva sobre a unha, corrige a curvatura evitando a unha encravada).
Anteparo (obstáculo que, no início, diminui a formação excessiva de queratina e com o tempo resolve o problema porque não permite mais o crescimento da onicofose)
wordpress theme by initheme.com